terça-feira, 9 de agosto de 2011

BA: Salvador já soma 53 acidentes na Construção Civil

Terceira maior cidade do País, Salvador tem 53 acidentes de trabalho no setor de construção civil somente em 2011, segundo a CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil). Os acidentes, segundo a central, causaram 13 mortes – nove delas foram registradas na manhã desta terça-feira (9), após a queda, do 20º andar, de um elevador em prédio em construção na capital baiana. Falha mecânica e excesso de peso são possíveis causas do acidente. Ao todo, são 18 mortes em canteiros de obras na Bahia neste ano, segundo dados da Superintendência Regional do Trabalho no Estado.

De acordo com a CTB, a Bahia ocupa a sétima posição entre os Estados brasileiros em registros de acidentes de trabalho, atrás apenas de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Rio de Janeiro e Santa Catarina.

'Existe muita irresponsabilidade por parte do empresariado. As mortes, previsíveis, evidenciam descaso com a vida do trabalhador. Estamos cansados de avisar às autoridades, mas a fiscalização e o investimento em segurança são insuficientes', disse o secretário de Saúde e Segurança no Trabalho da CTB, Fernando Dantas.

O Sinduscon (Sindicato da Indústria da Construção) da Bahia informou que, pelos últimos dados da Previdência Social disponíveis, o número de mortes em acidentes de trabalho permaneceu estável no estado. Foram 15 mortes em 2006, o que perfaz 18,8 mortes por 100.000 trabalhadores, e 17 em 2008, ou 17 por 100.000.

O Ministério do Trabalho informou não dispor de dados sobre acidentes fatais de trabalho no país. O Sistema Federal de Inspeção do Trabalho realiza inspeções somente por amostragem – de 923 acidentes analisados de janeiro a junho de 2011, 283 (30%) foram no setor da construção.

Quem compila as informações sobre acidentes de trabalho no país é a Previdência Social, mas os últimos dados divulgados são de 2008. Os dados nacionais apontaram crescimento de 69,3% no número de acidentes de trabalho na construção civil entre 2006 e 2008. O número de mortes aumentou 25% no mesmo período, e os acidentes que causaram incapacidade permanente subiram 37%.

O setor da construção civil na Bahia emprega 185.000 trabalhadores com carteira assinada, e acompanha a expansão da área no país – o PIB da construção no estado cresceu 4,2% no primeiro semestre do ano.

Uma operação do Ministério do Trabalho realizada em outubro e novembro de 2010 em Salvador e na vizinha Lauro de Freitas encontrou 26 obras em condições que comprometiam a segurança do trabalhador.

Fonte: texto de Thiago Guimarães, do iG Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário