quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Confederação se reúne com Ministério da Previdência Social

No último dia 12/2, o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Indústria da Construção e do Mobiliário – CONTRICOM, Francisco Chagas Costa (Mazinho|) participou, juntamente com a Consultora Jurídica, Zilmara Alencar, o Assessor Econômico, Maurício José Nunes Oliveira, Jairo José da Silva, Secretário de Saúde e Segurança da Confederação e Raimundo Salvador da Costa Braz, diretor da FETICOM TO/GO/DF, de uma nova rodada de entendimentos com técnicos do Ministério da Previdência Social – MPS, buscando viabilizar estudos que possibilitem a concessão de aposentadoria especial para trabalhadores da construção civil.
Na ocasião, o presidente da CONTRICOM reiterou o apoio da entidade para renovação do convênio entre o MPS e a Universidade de Brasília – UnB para a continuidade das pesquisas do Grupo de Trabalho instituído especialmente para apresentar soluções para as demandas dos trabalhadores que necessitam da concessão da aposentadoria especial.

De acordo com Paulo Rogério Oliveira, participante do GT, a premissa básica do grupo é construir um modelo de concessão de aposentadoria por condições especiais de trabalho tendo como base teorias de engenharia de produção e gestão de riscos. “Este novo modelo vem quebrar paradigmas, uma vez que tira a questão da concessão da chamada aposentadoria especial do âmbito da medicina e a insere na questão da engenharia de produção, muito mais ampla e, ao mesmo tempo, mais específica”, afirmou Oliveira.

Durante a reunião, Mazinho entregou para Paulo Rogério Oliveira uma primeira leva de dados atualizados sobre a ocorrência de acidentes de trabalho na área da construção em todo o Brasil. 

“Esta é  nossa maneira efetiva de contribuirmos com o MPS no sentido de atualizar e chamar a atenção para o alto nível de acidentes envolvendo os trabalhadores da construção Brasil afora. O próprio governo só conta com dados defasados e com nossa colaboração esperamos contribuir de forma significativa para a melhoria da política previdenciária no País”, afirmou Mazinho.

Fonte: Assessoria de Imprensa CONTRICOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário